Uma das doenças crônicas mais comuns no Brasil atualmente, é a Hipertensão Arterial Sistêmica, que consiste em uma desregulação da pressão arterial acima de 140 por 90 mmHg persistente. Outra doença é a Diabetes Mellitus que são distúrbios dos níveis elevados de glicose no sangue, por um defeito de produção de insulina. Essas doenças devem se manter sob controle, através de tratamentos medicamentosos ou na promoção de saúde desses indivíduos. As possíveis complicações pela diabetes mellitus são as e neuropatias, nefropatia, retinopatia neuropatia, a doença arterial coronariana, Acidente Vascular Encefálico (AVE) e a doença vascular periférica, principalmente o pé diabético. E para hipertensão arterial crônica, complicações e doenças cardiovasculares na sociedade atual, tais como morte súbita, edema agudo de pulmão, insuficiência renal, infarto agudo do miocárdio e acidente vascular encefálico (AVE). Existem alguns fatores de risco que podem desencadear essas doenças ou agrava-las como: tabagismo, alcoolismo, hereditariedade, etnia, obesidade, idade elevada e a inatividade de exercícios físicos.
Atuação da fisioterapia na promoção de saúde Educação em saúde:
Devem orientar em relação a práticas à saúde, com foco na prevenção de doenças e à promoção de saúde, de forma a abranger a participação de toda a população no contexto de sua vida cotidiana, e não apenas as pessoas sob risco de adoecer. Têm o objetivo de potencializar o empoderamento dos indivíduos e estimular o desenvolvimento da responsabilidade e da autonomia por sua saúde, tornando os capazes de tomarem suas próprias decisões, de modo a favorecerem mudanças nas suas condições de saúde. Dentre os assuntos desenvolvidos nas atividades educativas, o profissional pode orientar a mudança de hábitos de alimentação saudável, adesão a práticas de atividade física e identificação dos fatores de risco como tabagismo, alcoolismo, sobrepeso e controle dos mesmos.
Prática de exercícios físicos: O fisioterapeuta tem autonomia para direcionar os atendimentos aos pacientes de doenças crônicas com práticas de exercício físico, com exercícios resistidos, aeróbicos e alongamento. Esses atendimentos podem ocorrer com grupos ou de forma individualizada.
A ligamento oferece serviços voltados para promoção de saúde, envolvendo a prática de atividade física e promoção de saúde.
Desenvolvido pela discente Gabriella Araújo
Referências:
BUENO, Elaine Alegre, et al.Fisioterapia na prevenção e promoção da saúde do idoso com hipertensão arterial sistêmica x sobrepeso. Rev. Contexto e Saúde.Jan/Jun 2011.
MOTTA, MARIANA DELLI COLLI et al. EDUCAÇÃO EM SAÚDE JUNTO A IDOSOS COM HIPERTENSÃO E DIABETES: ESTUDO DESCRITIVO. REVISTA UNINGÁ REVIEW, [S.l.], v. 18, n. 2, maio 2014. ISSN 2178-2571. Disponível em:<http://34.233.57.254/index.php/uningareviews/article/view/1502>. Acesso em: 07 maio 2021.
FerreiraD. L., Rodrigues de ResendeE. A. M., LucasA. L. R., SilvaA. C. F., LenciS. S., SilvaS. G. F., JúniorF. J. de A., SantosF. H. R. dos, PassarelliF. M., BortolottoG. M., RezendeI. de P., JardimJ. da C., GonçalvesR. G. L. V., & MessiasL. A. (2018). O efeito das equipes multiprofissionais em saúde no Brasil em atividades de cuidado com o diabetes. Revista Eletrônica Acervo Saúde, (17), e91.https://doi.org/10.25248/reas.e91.2019