Dicas para aumentar o bem estar e a produtividade
Muitas empresas têm realocado suas atividades para o home office devido ao atual cenário global. Desse modo, o trabalho remoto deve ser estruturado pensando no bem estar dos funcionários e em sua produtividade.
Com o objetivo de aprimorar o novo ambiente laboral, as empresas juniores Ligamento e Porte desenvolveram algumas soluções ergonômicas para o home office.
- Ergonomia
- Ambiente Ergonômico e Postura
- Pausas e Alongamentos
- Escolha do local
- Conclusão
Ergonomia
A Associação Brasileira de Ergonomia tem por definição que a Ergonomia é o estudo das interações das pessoas com a tecnologia, a organização e o ambiente, objetivando intervenções e projetos que visem melhorar, de forma integrada e não-dissociada, a segurança, o conforto, o bem-estar e a eficácia das atividades humanas. Portanto, para garantir esses aspectos, alguns passos devem ser seguidos:
Ambiente ergonômico e postura
É importante que o espaço de trabalho esteja adequada para que o trabalhador não sinta desconforto na nova rotina. Caso seja necessário utilizar notebook deve-se atentar no posicionamento, para que a tela fique na linha dos olhos, os punhos fiquem neutros e o antebraço a noventa graus.
Pausas e alongamentos
Pequenos intervalos devem ser feitos para evitar tensões pós trabalho e doenças ocupacionais. O ideal é que a cada 50 minutos, tenham uma pausa de 10 minutos. Esse tempo deve ser usado para fazer alguns alongamentos e exercícios para a circulação.
Escolha do local
O meio laboral pode influenciar em muito no trabalho, alguns fatores que podem ajudar a escolher o melhor ambiente para o home office são:
Escolha um ambiente que tenha amplas janelas ou alguma abertura. Ventilação natural faz com que o local esteja sempre fresco e arejado. Em época de pandemia é principalmente muito importante por renovar constantemente o ar! Nesse mesmo contexto, a iluminação natural se faz igualmente importante, ainda mais em dias de sol, pois permite a entrada do calor que não é benéfico para o vírus. Além disso, a iluminação natural pode gerar economia na iluminação por não fazer necessário o uso de energia elétrica por boa parte do dia. Ademais, ainda há o fator de estimulação do bom humor e do positivismo no ser humano tornando os afazeres mais prazerosos e assim, aumentar a produtividade.
Caso se faça necessário o uso da iluminação elétrica, dê preferência à iluminação fria (ou branca) e aplicada de forma direta em cima de sua bancada de trabalho. Tal configuração gera uma maior concentração e em comparação com os outros tipos de iluminação é mais benéfica para os olhos no contexto laboral por quê dessa forma não precisa forçá-los tanto para enxergar com maior precisão o que está sendo feito.
Em relação ao mobiliário e sua disposição: Caso se faça necessário o uso de mais de uma bancada de trabalho, estas devem se encontrar perto uma das outras, o máximo possível em que não atrapalhe no serviço, de forma que a transição entre as duas não tome muito tempo. Não é recomendado ter cama no ambiente em que se está trabalhando pois pode servir de distração para o trabalhador. Entretanto, é bom ter um mobiliário macio para poder relaxar durante as pausas. Além disso, a cadeira não deve ser acolchoada em demasia pois, caso seja, pode induzir uma má postura que, posteriormente, acarretaria em dores múltiplas pelo corpo e até mesmo lesões.
Por último, algo que pode aumentar a criatividade, o bem estar e até mesmo a produtividade é a presença de verde no local. Quer seja com jardim vertical, uma varanda ou um simples vaso, o contato com o verde além de diminuir a umidade do ambiente, purificar o ar e servir para absorção de ruídos, também é importante por estimular o ser humano e promover relaxamento. Esse contato pode se dar de forma natural ou artificial como sons da natureza que podem reduzir significativamente rápido o nível de estresse.
Conclusão
Caso queira mais ajuda nesse contexto, a Porte Empresa Júnior de Engenharia e Arquitetura, oferece serviços como Projeto de Interiores, Projeto de Layout, Projeto Paisagístico, Projeto Luminotécnico, Consultoria, dentre outros. Ademais, a Ligamento – Consultoria e Projetos em fisioterapia têm em seu portfólio Ergonomia e saúde do trabalhador, consultorias e workshop centradas na necessidade do cliente para o período de home office, além de outras atuações.
Se interessou pelo assunto?
Busca melhorar sua produtividade em home office?
Entre contato com a gente e marque uma videoconferência gratuita!
Por Paola Paiva, da Porte Empresa Júnior e Mariana Lemes da Ligamento – Consultoria e Projetos em Fisioterapia
Amei muito interessante