As dores de cabeça, são infelizmente, dores muito presentes em nosso cotidiano. Agora durante esse período de pandemia, essa situação se faz muito presente por diversos fatores estressantes, tanto fisicamente (home office, tarefas domésticas) como psicologicamente (isolamento social).
Como as dores de cabeça podem ocorrer e quais são os seus tipos?
As dores de cabeça podem advir de diversas causas, entre elas o estresse, fadiga ocular, má alimentação, falta de exercícios físicos entre outros. Entre os tipos existentes as mais comuns são: Cefaleia Tensional e Enxaqueca.
Cefaleia Tensional
A cefaleia tensional, como o próprio nome sugere, é a dor de cabeça ocasionada por algum tipo de tensão. Geralmente as causas e agravantes são devido à fatores como:
1)Manutenção da má postura;
2)Gestos repetitivos;
3)Problemas cervicais;
4) Alterações da ATM;
5)Alteração no padrão respiratório;
6)Atividade física com carga inadequada;
7)Distúrbios psicossomáticos (estresse, ansiedade, falta de sono e desidratação).
Sua dor pode variar de muito forte a moderada podendo ocorrer com muita frequência ou apenas ocasionalmente, e pode ser descrita como uma dor que se estende bilateralmente (ambos os lados) pela cabeça podendo ser extremamente incômoda.
Qual a função da fisioterapia na cefaleia tensional?
A Fisioterapia tem um papel muito importante nessa categoria de dor, agindo em diversos fatores desencadeantes e por se tratar de uma terapia não medicamentosa, é bastante aceita por quem faz o tratamento. Além disso, a identificação de fatores do dia a dia que levam à dor são essenciais para combatê-la e auxiliar em uma mudança positiva na qualidade de vida.
Enxaqueca
A enxaqueca é uma das doenças mais comuns no mundo e é extremamente incapacitante, afetando tanto a vida profissional como pessoal. Diferente da cefaleia tensional a enxaqueca é geralmente acompanhada de outros sintomas como: náuseas, vômitos, sensibilidade à luz e ao som.
Não se sabe exatamente quais são as causas da enxaqueca frequente, porém sabe-se que ela pode ocorrer e se agravar por fatores estressantes.
Qual a função da fisioterapia na enxaqueca?
A Fisioterapia tem como objetivo tratar a enxaqueca minimizando as causas e consequências que geram incapacidade das atividades de vida diária, das atividades físico-funcionais e também busca diminuir o ciclo da dor e suas complicações associadas (ansiedade, depressão, estresse, distúrbios visuais, tontura, vômitos, alterações gastrointestinais, alterações musculoesqueléticas e posturais, entre outras).
Além disso, existem outros tipos de técnicas de relaxamento como automassagens e recursos terapêuticos que são utilizados para o tratamento da enxaqueca.
Nós da Ligamento, mostramos algumas técnicas de identificação e de tratamento, buscando otimizar situações em saúde através de nossos conhecimentos e serviços de workshop e consultoria. Prezamos pela qualidade de vida plena e fazemos o máximo para que o autocuidado seja rotina para que possamos, juntos, além de tratar, evitar que certos desconfortos aconteçam.
Agende uma videoconferência totalmente gratuita e saiba mais.
Trabalho desenvolvido pelas discentes de Fisioterapia:
Lariany Barbosa e Larissa Martins