A obesidade é uma doença crônica, caracterizada principalmente pelo acúmulo excessivo de tecido adiposo, que pode acarretar sérios danos à saúde da população. De acordo com o Ministério da Saúde desde 2015, a prevalência de obesidade se manteve em 18,9%.
A etiologia da doença é multifatorial, mas o desequilíbrio alimentar associado a falta do exercício físico é o principal fator. Além disso algumas pessoas podem ter predisposição genética ou o metabolismo lento, na qual há uma dificuldade do organismo em absorver os nutrientes, portanto, há um maior acúmulo de gorduras.
A obesidade pode predispor a várias doenças, como por exemplo a hipertensão arterial, aumento do colesterol e triglicérides, diabetes, apneia do sono, acúmulo de gordura no fígado, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e pode estar associado ao surgimento de alguns tipos de câncer.
OBESIDADE X COVID-19
O covid-19 tem uma relação direta com indivíduos obesos, visto que a expressão da enzima conversora de angiotensina-2 no tecido adiposo é maior do que no tecido pulmonar, portanto, pessoas obesas têm um risco maior de contrair o vírus em relação a pessoas saudáveis. Além disso pacientes obesos também apresentam resultados piores com infecção por COVID-19, incluindo insuficiência respiratória, necessidade de ventilação mecânica e maior mortalidade.
A RELAÇÃO DA OBESIDADE COM ALTERAÇÕES POSTURAIS
A postura pode ser definida como a posição do corpo no espaço, assim como a relação direta de suas partes com o centro de gravidade. Desse modo, para que tenhamos uma postura correta, o sistema neuromusculoesquelético deve estar íntegro. Além disso, vários fatores influenciam diretamente nas características posturais de cada indivíduo, como:
- Anomalias ósseas congênitas e adquiridas;
- Vícios posturais;
- Excesso de peso corporal;
- Deficiência proteica na alimentação;
- Atividades físicas deficientes e ou inadequadas;
- Alterações respiratórias e musculares;
- Frouxidão ligamentar;
- Distúrbios psicológicos.
A obesidade está relacionada com alterações ósteo-articulares pelo excesso de massa corporal, diminuição da estabilidade e aumento das necessidades mecânicas para adaptação corporal.
Alguns desvios posturais apresentam um percentual elevado nas pessoas com obesidade e são eles:
- Escoliose postural
- Aumento da cifose torácica;
- Hiperlordose lombar;
- Anteroversão pélvica;
- Joelhos valgos;
- Pés planos.
Segundo o estudo “Descrição fisioterapêutica das alterações posturais de adolescentes obesos” existem padrões comuns nos dados sobre essas alterações nessa faixa etária, validando assim, a importância do tratamento multidisciplinar nos casos de obesidade.
COMO A FISIOTERAPIA PODE TE AJUDAR?
Visto que a abordagem fisioterapêutica se baseia nos três níveis de atenção à saúde, sua atuação é muito ampla nos casos de obesidade.
No nível primário, o fisioterapeuta tem a função de prevenir e reduzir os riscos da doença. Sendo assim, baseia-se no contato inicial para promoção de saúde, com novos hábitos saudáveis. Na Ligamento essa atuação acontece por meio das consultorias e workshops, nas quais são passadas temáticas imprescindíveis sobre saúde e proporcionando acesso à informação, com aplicações práticas de promoção e prevenção.
A nível secundário o processo de atendimento é mais personalizado e reforça os cuidados necessários para recuperação da saúde. Nesse caso os acompanhamentos individuais nas consultorias da nossa empresa garantem uma assistência mais especializada.
No nível terciário o atendimento da fisioterapia é focado na reabilitação e para pacientes obesos sua atuação é primordial no pós-cirúrgico ou em casos de internação com COVID-19, por exemplo.
É importante lembrar que cada indivíduo é único e seu tratamento deve ser feito pensando nessa característica, sendo assim, todos os serviços da Ligamento abordam com cuidado as orientações e atividades práticas a serem feitas.
Se você faz parte de uma empresa e se importa com a promoção de saúde dos colaboradores, ou quer entender mais sobre o assunto e as aplicações, entre em contato com a gente e marque uma videoconferência gratuita!
Blog desenvolvido pelas discentes de Fisioterapia Mariana Lemes Diamantino e Bruna Lorene Chagas Oliveira
Dica: Caso sua empresa queira entender mais sobre perfil psicológico e comportamental dos seus colaboradores leiam sobre a Metodologia DISC no blog desenvolvido pela empresa júnior de engenharia de produção Projep.
Referências:
CAMPOS, Flávia . Descrição fisioterapêutica das alterações posturais de adolescentes obesos.
BRASILEIROS atingem maior índice de obesidade nos últimos treze anos. [S. l.], 25 jul. 2019. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/brasileiros-atingem-maior-indice-de-obesidade-nos-ultimos-treze-anos. Acesso em: 3 out. 2020.
PENIDO, Alexandre. Obesidade. In: ROSENBAUM, Paulo. Obesidade. [S. l.], 2019. Disponível em: https://www.einstein.br/doencas-sintomas/obesidade. Acesso em: 3 out. 2020.
Sanchis-Gomar F, Lavie CJ, Mehra MR, Henry BM, Lippi G. Obesity and Outcomes in COVID-19: When an Epidemic and Pandemic Collide. Mayo Clin Proc. 2020 Jul;95(7):1445-1453. doi: 10.1016/j.mayocp.2020.05.006. Epub 2020 May 19. PMID: 32622449; PMCID: PMC7236707.