Devido à pandemia, trabalho em home Office, medo do futuro e do incerto, queixas de dores e tensões musculares aumentaram muito nessa fase que estamos vivendo, sendo um fator importante para diminuição da produtividade e do bem-estar, atrapalhando diretamente nas atividades de vida diária.
A automassagem é uma prática integrativa como base na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), que pode ser usada para o combate dessas queixas, sendo uma técnica que está se expandindo muito, por apresentar ótimos resultados, um baixo custo e ser de fácil execução. Fundamental também para a diminuição do estresse e ansiedade, melhora da circulação sanguínea e do sistema imune, eliminação de toxinas e de resíduos metabólicos.
Para um relaxamento global é de extrema importância realizar a técnica no couro cabeludo, face, pescoço, costas, ombros, barriga, membros superiores e membros inferiores. Ela pode ser realizada em casa na hora do banho em água morna ou quando for dormir, durante as pausas no trabalho ou até mesmo durante o expediente. Lembrando que é essencial durante os movimentos, focar em seu corpo, relaxar a mente e toda a sua musculatura. Pacientes relatam melhora em algumas doenças osteomusculares, diminuição de dores, perda do desânimo e diminuição do uso de medicamento, por ser uma técnica complementar.
Devido aos benefícios causados, a automassagem pode ser feita para obter melhor qualidade de vida, e sua prática é extremamente recomendada. Por isso, iremos exemplificar abaixo algumas formas dessa terapia manual que pode ser realizada em casa, durante o home office.
Automassagem no couro cabeludo: Com as mãos, faça pequenos círculos em seu couro cabeludo, cobrindo lentamente todo o couro cabeludo, permanecendo onde estiver mais tenso.
Automassagem na região lombar: Deite-se de lado na cama com os joelhos dobrados. Alcance sua mão o mais alto que puder na espinha e acaricie/deslize com o polegar ao longo dos lados da coluna até o cóccix.
Automassagem no pescoço: Entrelace os dedos na parte de trás do pescoço e traga os seuscotovelos para a frente. Aperte as palmas das mãos uma na outra, mas não puxe o pescoço para frente. Aperte 5 vezes ou mais.
Automassagem no ombro: Estenda a mão e agarre a base do lado esquerdo do ombro com a mão direita. Aperte e solte, movendo a mão para baixo no ombro esquerdo e do braço. Repita várias vezes em ambos os lados do corpo.
Automassagem nos pés: Faça movimentos de deslizamento por todo o pé. Em seguida, com os polegares, faça movimentos circulares na sola logo abaixo dos dedos. Deslize os dedos em movimentos para cima e para baixo em toda sola dos pés. Dedo por dedo, faça movimentos circulares massageando-os também.
Como a Empresa júnior pode te ajudar? A Ligamento consta com serviços de Consultorias e Workshops, auxiliando no desenvolvimento da consciência corporal, sendo de extrema importância para entender tudo que o seu corpo está sentindo e melhorar sua percepção sobre ele.
Nesses serviços além disso constam com a teoria a explicação dos benefícios, práticas da automassagem, dicas de como realizar e a maneira certa de fazer, para assim conseguir atingir um melhor relaxamento global.
REFERÊNCIAS
BARBOSA, Françoise et al. Automassagem sob a perspectiva da educação em saúde: análise e intervenção. Rev. APS. 2014 out/dez; 17(4): 450 – 45
Self-Massage Handouts. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/14brQ8ktOc_FU38VxcMLEzeJA1fL6kZMY/view?usp=sharing
Blog desenvolvido pelos discentes Jordana Teixeira de Moraes e Guilherme de Carvalho Casemiro