INTRODUÇÃO
A população masculina é, até os dias atuais, alvo do estereótipo criado pela sociedade de que os homens não são vistos como “fracos”. Uma pesquisa realizada pela BBC Brasil afirma que os homens evitam o atendimento médico justamente por receio de serem vistos como fracos. Diante disso, de acordo com estatísticas, o indivíduo do sexo masculino possui maior vulnerabilidade às doenças e o número de enfermidades graves e crônicas que afetam esse gênero é alto, consequência da falta de uma atenção à saúde adequada que aumenta ainda mais esses agravos, refletindo até mesmo nas taxas de morbidade e mortalidade quando comparado à mulher.
Portanto, a política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem tem como objetivo evidenciar os principais fatores de morbimortalidade explicita, o reconhecimento de determinantes sociais que resultam na vulnerabilidade da população masculina, considerando que representações vigentes sobre a masculinidade podem comprometer o acesso a cuidados, expondo-a a situações de violência e aumentando sua vulnerabilidade e também mobilizar a população masculina brasileira pela luta e garantia do direito social à saúde é um dos desafios da política, que pretende tornar os homens protagonistas de demandas que consolidam seus direitos de cidadania.
Além disso, pela falta de procura à saúde muitos desconhecem a existência de outras profissões que trabalham com a promoção e prevenção de saúde que possam ampará-los além dos médicos, como a fisioterapia. Hoje vamos conhecer um pouco mais como essa profissão pode atuar na saúde do homem.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
A fisioterapia, a cada dia vem crescendo e ganhando reconhecimento, porém muitos ainda não sabem o campo imenso de atuação, com atividades voltadas à área de atenção primária, secundária e terciária que a fisioterapia pode atuar, sendo essas voltadas à promoção, prevenção, tratamento e reabilitação em saúde a toda população independente do sexo e idade.
No homem, o Fisioterapeuta fica responsável por estreitar esse laço e trazer um laço de confiança para que possa conseguir trazer esse indivíduo para o seu tratamento ou reabilitação, ou até mesmo para adoções de medidas que podem prevenir ou promover a sua saúde reduzindo os riscos de surgimento de novas doenças (BUENO; ROMBALDIA, 2019).
Dentro das áreas de atuação da fisioterapia na saúde do homem, as mais comuns são:
- Fisioterapia Respiratória
- Fisioterapia Pélvica
- Fisioterapia Cardiorrespiratória
A fisioterapia respiratória vai além do tratamento. Ela visa também a prevenção de doenças respiratórias e além disso, as técnicas aplicadas visam à liberação das vias respiratórias, a fim de retirar os impedimentos que o ar encontra ao passar por elas.
A fisioterapia pélvica atua principalmente com as incontinências urinárias e fecais, dores pélvicas, disfunções sexuais, processos de reabilitação pós cirúrgicos que evoluíram com complicações de câncer de próstata e tem como função a reeducação funcional do assoalho pélvico proporcionando uma melhora na consciência corporal e controle da musculatura.
A fisioterapia cardiorrespiratória tem como objetivo melhorar a condição cardiopulmonar, com impacto sobretudo nos sistemas cardíaco, respiratório, vascular e metabólico, nos homens algumas doenças cardiorrespiratórias aparecem precocemente comparado às mulheres, com isso a fisioterapia visa proporcionar uma vida ativa e produtiva para os pacientes portadores de cardiopatias e/ou doenças respiratórias.
CONCLUSÃO
Portanto, nota-se que o homem é um dos gêneros mais vulneráveis às doenças e, com isso, sua qualidade e tempo de vida diminui, consequentemente. Por isso, é muito importante que existam campanhas voltadas à prevenção dessas doenças, além das promoções de saúde conectadas à fisioterapia para a reabilitação desses pacientes a fim de aumentar a qualidade de vida, proporcionando maior bem-estar.
REFERÊNCIAS
https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/776/689
https://www.bbc.com/portuguese/brasil-37063490
https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/776/689
https://www.bbc.com/portuguese/brasil-37063490
Blog desenvolvido pela discente de Fisioterapia da UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) Luiza Gomes.
Matéria linda e muito esclarecedora. Sempre soube que para o homem era difícil se render aos hábitos preventivos de sua saúde, mas ver isso em dados estatísticos é um alívio. Agora tenho esse apoio para orientar os homens da minha família. Muito obrigada equipe Ligamento. Parabéns pela iniciativa! Amei!