A respiração é algo natural e fisiológico do nosso corpo, mas muitas vezes não prestamos atenção e não damos a devida importância para ela.
A importância da respiração regular e eficaz para um bom equilíbrio psicomotor e emocional. Além de ser uma função fisiológica vital, a respiração pode estar relacionada com vários fatores emocionais e comportamentais, em que qualquer desajuste da mecânica respiratória normal reflete em atos posturais característicos e vice-versa alterando o estado emocional do indivíduo, com relação à concentração e fixação de pensamentos.
Podemos apresentar disfunções na respiração, acredita-se que isto vem ocorrendo porque a simples mudança de hábito, onde o paciente para de respirar pelo nariz e começar a respirar pela boca (respiração bucal) ou pelo nariz e boca ao mesmo tempo (respiração mista), levando a prejuízos biomecânicos e acarretando em dores no pescoço, costas, cansaço rápido ao praticar atividades físicas, problemas posturais como escoliose, noites mal dormidas o que pode desencadear diversas outras patologias.
O que a fisioterapia pode ajudar?
Primeiramente devemos desenvolver uma boa consciência corporal, com essa consciência temos a percepção do que pode estar desalinhado e o que podemos melhorar. Existem várias técnicas que promovem esse conhecimento e que ajuda com ansiedade e depressão e também ajudando a relaxar e melhorar a concentração, como a respiração diafragmática e a quadrada.
Outro ponto que a fisioterapia pode auxiliar são nas correções posturais, onde muitas vezes a postura está prejudicando nesse trabalho de respiração provocando um desalinhamento musculoesquelético.
O que a ligamento pode ajudar?
Os serviços de saúde física que a Empresa Junior oferece tende promover uma educação postural que ajuda e previne possíveis desalinhamentos posturais, além de ensinar na prática exercícios de respiração e explicar os benefícios de cada um.
Ficou interessado? Oferecemos serviços personalizados, individuais e para equipes. Entre em contato conosco e agende uma videoconferência para conversarmos melhor.
REFERÊNCIAS:
Farah, E.A.; Tanaka, C. – Postura e Mobilidade da Coluna Cervical e do Tronco em Portadores de Alterações Orais. Revista da APCD., 51(2): 171-75, 1997
MARQUES, Patrícia de Souza e FAGALI, Prof. Dra. Eloisa Quadros.A influência da respiração no processo de aprendizagem. Constr. psicopedag. [online]. 2018, vol.26, n.27, pp. 37-52. ISSN 1415-6954
TRIBASTONE, Francisco. Tratado de exercícios corretivos: aplicados a reeducação motora postural. São Paulo: Manole, 20.