Introdução
Atualmente a população idosa vem tomando um espaço cada vez maior na sociedade, com isso é possível observar mais estudos nessa área para que todos possam ter um envelhecimento saudável e com bem-estar. A prática regular de exercícios físicos consegue retardar o processo de perdas, como a diminuição da força muscular, flexibilidade e mobilidade, que são fundamentais para uma boa qualidade de vida. A força muscular nos membros superiores é importante para que tenham autonomia de realizar atividades simples como abrir um pote e nos membros inferiores pois está presente na marcha.
Formas de atuação da fisioterapia
Em um trabalho fisioterapêutico o objetivo é promover ou manter o fortalecimento muscular, flexibilidade e mobilidade, visto que com o passar dos anos após os 50 os indivíduos vão perdendo gradualmente.
Com base nessas informações é necessário séries de exercícios com alongamentos globais, fortalecimento com ou sem resistência, treino de equilíbrio estático e dinâmico, e exercícios de coordenação motora. Tudo isso contribui diminuindo os efeitos do ciclo de imobilidade-dor/imobilidade-queda e as chances de desenvolver doenças como a síndrome do imobilismo que pode ser causada pela perda de independência e limitações físicas.
É recomendado que os idosos mantenha suas atividades diárias em casa e não sejam incentivados a ficar sempre deitados/sentados, pois a inatividade física pode antecipar e agravar alterações funcionais, prejudicando a qualidade de vida.
Conclusão
Portanto, observa-se a importância de estratégias que melhorem a saúde dos idoso, além disso, esse bem-estar e autonomia contribuem com a inserção social e evita doenças como a depressão, pois o indivíduo não se sente limitado e consegue participar de atividades de lazer com outros grupos.
Blog desenvolvido por Rafaella Tertuliano Aguiar, discente de Fisioterapia da UFTM.
Referências Bibliográficas:
GADELHA, Victor Bueno et al. Importância da força muscular para a qualidade de vida de idosos sedentários. Revista Brasileira de Qualidade de Vida, v. 9, n. 2, 2017.
FIDELIS, Luiza Teixeira; PATRIZZI, Lislei Jorge; WALSH, Isabel Aparecida Porcatti de. Influência da prática de exercícios físicos sobre a flexibilidade, força muscular manual e mobilidade funcional em idosos. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 16, p. 109-116, 2013.