A artrite reumatoide (AR) é uma doença inflamatória crônica, autoimune e multissistémica, de causa desconhecida, sua principal característica é uma sinovite persistente envolvendo as articulações sinoviais, de forma simétrica, aditiva e deformante. Apesar de ser uma doença sistêmica, tem preferência pelo sistema musculoesquelético e pelas articulações, sendo mais comum no sexo feminino, entre 35 e 50 anos.
Para tratamento da AR é necessário uma abordagem multidisciplinar, com ortopedista, reumatologista, dentista, nutricionista, terapeuta ocupacional, psicoterapeuta e, em especial, fisioterapeuta, que será um dos principais aliados.
A realização de tratamento fisioterapêutico auxilia na progressão das deformidades
causadas pela doença e na redução da dor e do incômodo causado por ela, melhorando a movimentação das articulações e fortalecendo os músculos, além disso, reeducação postural, trabalho cardiovascular, melhora na qualidade de vida e melhora na interação interpessoal, através do contato paciente-terapeuta.
A cinesioterapia é a melhor técnica para este tipo de tratamento, com as suas variáveis e recursos. A hidrocinesioterapia mostra-se eficaz para alcançar os objetivos terapêuticos propostos; e o laser mostra-se eficaz na redução do edema, do processo inflamatório, na melhora da circulação, na regeneração tecidual e diminuição da dor.
Além desses, existem outros recursos utilizados pelo fisioterapeuta para a eficácia do tratamento, o fisioterapeuta tem à sua disposição aparelhos de eletroterapia, como ultrassom e diatermia, assim como pode fazer uso de gelo ou de outras fontes de calor, como a parafina e bolsas de água quente.
Blog desenvolvido pela discente Karoline Dantas.
Referências:
https://www.crefito13.org.br/noticias/fisioterapia-pode-ser-importante-aliada-contra-a-artrite-r
eumatoide/356
https://interfisio.com.br/tratamento-fisioterapeutico-da-artrite-reumatoide-estudo-de-caso.