A Fisioterapia, de acordo o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), é o curso que habilita profissionais para o trabalho de prevenção, recuperação e reabilitação da saúde humana, fundamentando seu trabalho em mecanismos biomecânicos, cinesioterápicos e disciplinas sociais. Engana-se quem acredita que os fisioterapeutas tratam apenas lesões musculares e reabilitações pós- cirúrgicas, pois há muitas possibilidades de especializações e áreas de atuação dentro dessa ciência da saúde, muitas vezes desconhecidas pela sociedade.
Até o momento atual, o COFFITO reconhece 15 áreas de especialidades dentro da Fisioterapia, compreendendo cursos pós-bacharelados de domínio científico e intelectual das mesmas, proporcionando títulos de capacitação aos profissionais.
· FISIOTERAPIA AQUÁTICA
Essa especialidade é voltada para o uso da água e suas propriedades físicas como uma opção terapêutica de avaliação e intervenção. Seu objetivo é adaptar o paciente às aplicabilidades e acessibilidades que a água pode proporcionar ao tratamento, pois essa alternativa fisioterapêutica possui uma gama de recursos para a recuperação clínica. Pode ser vinculada a outras áreas da profissão, como a fisioterapia neurofuncional, cardiovascular e traumato- ortopédica.
· FISIOTERAPIA CARDIOVASCULAR
É a área com foco na recuperação funcional de pacientes com doenças cardíacas e vasculares periféricas, além de atuar na prevenção das mesmas doenças. O fisioterapeuta aprofunda seus conhecimentos em fisiopatologia, anatomia e semiologia cardiovascular, com objetivo de aperfeiçoar sua intervenção e aplicar recursos preventivos e terapias resolutivas, como programas de previdências cardiovasculares e orientações domiciliares e ocupacionais, durante e após o tratamento.
· FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL
Especialidade que se concentra no estudo do sistema tegumentar (a pele) e suas disfunções, sejam elas lesões, alterações sistêmicas, ou procedimentos diretos (queimaduras, traumas e cirurgias). Atua no tratamento e prevenção das alterações estéticas e dermatológicas, e na recuperação pré e pós- operatória. O fisioterapeuta aprofunda conhecimentos em histologia, patologias dermatológicas, e utiliza recursos terapêuticos na intervenção das disfunções para fins estéticos ou funcionais.
· FISIOTERAPIA ESPORTIVA
É a especialidade fisioterapêutica que atua na prevenção e tratamento de disfunções relacionadas à pratica de esportes (seja ela profissional ou amadora). A atuação do fisioterapeuta no esporte abrange todos os níveis de atenção à saúde do atleta, por meio de avaliações cinético-funcionais, planejamento de intervenção, acompanhamento para prevenção de lesões e traumas, aumento da atuação esportiva, melhora de desempenho no esporte, redução do tempo de afastamento e tratamento efetivo em enfoque na atividade física e lazer do paciente.
· FISIOTERAPIA EM GERONTOLOGIA
Os fisioterapeutas especialistas em Gerontologia atuam na saúde da pessoa idosa em suas alterações fisiológicas do processo de envelhecimento e suas possíveis comorbidades. A intervenção profissional acontece por meio de ações preventivas, tratamentos diretos e promoção de independência funcional do idoso, estimulando a autonomia e aumentando a qualidade de vida dos pacientes. O fisioterapeuta dessa especialidade compreende o processo patológico e psicológico do envelhecimento e as interferências nas capacidades funcionais da pessoa idosa, e dessa forma, se torna apto a realizar avaliações, diagnósticos e terapias que promovem a recuperação da saúde geral, baseadas na integralidade humana.
· FISIOTERAPIA DO TRABALHO
Essa especialidade fisioterapêutica tem enfoque na prevenção, recuperação e manutenção da saúde do trabalhador, desenvolvendo as funções laborais de forma mais segura e eficaz. O profissional da fisioterapia aborda conhecimentos de biomecânica, ergonomia, atividades físicas laborais e redução de riscos à saúde no trabalho, promovendo qualidade de vida aos trabalhadores. Com avaliações, análises ergonômicas do ambiente ocupacional, tratamentos de disfunções físicas e melhoras das condições de emprego, o fisioterapeuta adequa o trabalho ao trabalhador, com maior segurança e produtividade nas atividades exercidas.
· FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL
É a área da fisioterapia que atua na prevenção de disfunções neurológicas e recuperação da funcionalidade decorrente de doenças neuromusculares e afecções no sistema nervoso central e periférico. O fisioterapeuta aprofunda seus conhecimentos em neuroanatomia, neuroplasticidade e desenvolvimento neuropsicomotor, e dessa forma age em avaliações cinético-funcionais e neurofisiológicas, educação e intervenções com estimulação neurológica para evoluir o desempenho dos pacientes. O profissional da fisioterapia também atua promovendo a funcionalidade independência, diminuindo complicações e favorecendo a qualidade de vida fisiológica e psicossocial do paciente.
· FISIOTERAPIA ONCOLÓGICA
Os fisioterapeutas especialistas em Oncologia atuam nos diferentes tipos de câncer (de mama, pulmão, próstata, leucemias e outros), intervindo sobre os efeitos adversos da doença e/ou dos tratamentos oncológicos (farmacológicos e cirúrgicos). Atuam também com ações preventivas e de promoção de qualidade de vida, contemplando os princípios da integralidade humana. Essa especialidade da fisioterapia direciona-se para as disfunções sistêmicas do paciente oncológico, para a evolução da doença e dos tratamentos anteriormente realizados, e dessa forma seleciona métodos e terapias curativas e paliativas que, anexos às avaliações e diagnósticos, promove tratamentos dos distúrbios e disfunções de origem oncológica que afetam os sistemas fisiológicos.
· FISIOTERAPIA REUMATOLÓGICA
Essa especialidade da fisioterapia é empregada em avaliação e tratamento de doenças reumáticas, com enfoque em diminuição de sequelas providas pela evolução e degeneração das doenças sobre os pacientes. Há ainda o objetivo de minimizar dores ocasionadas pelos sintomas das doenças, diminuir as incapacidades geradas pelas patologias pelo uso de recursos biomecânicos e eletroanalgésicos, além de prevenir deformidades e progressão da qualidade de vida da pessoa afetada. Como as doenças reumatológicas não possuem cura, a fisioterapia atua a estabilização de sintomas e orientações para uma convivência mais duradoura do paciente com suas condições.
· FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA
É a área da fisioterapia que tem objetivo de otimizar o transporte de oxigênio para todos os tecidos e órgãos do paciente, utilizando técnicas e estratégias de prevenção, reversão e minimização de disfunções cardiorrespiratórias, promovendo qualidade de vida e saúde básica aos pacientes. Atua em abordagens preventivas, recuperativas e curativas das patologias do sistema cardiorrespiratório, com avaliações e tratamentos que estimulam a ventilação alveolar, diminuem as complicações relacionadas à respiração, e promovem educação ao paciente, melhorando sua capacidade física e funcional diante das limitações acometidas pelas patologias.
· FISIOTERAPIA TRAUMATO-ORTOPÉDICA
Os fisioterapeutas especialistas em Traumato-ortopedia atuam na prevenção e intervenção das disfunções do aparelho locomotor, relacionadas a distúrbios cinético-funcionais do sistema neuromusculoesquelético do corpo humano.
Nessa especialidade, o fisioterapeuta adquire conhecimentos avançados em anatomia, biomecânica de lesões, manejo da dor, patologias, e a partir disso avalia o paciente em um modelo biopsicossocial. Processos de avaliação, tratamento e educação promovem recuperação rápida e segura ao paciente, com preparos cinético-funcionais, procedimentos que diminuem as limitações mecânicas e locomotoras decorrentes das lesões do próprio tratamento. Há uma atuação forte dessa área da fisioterapia em situações de pré e pós- operatório e fraturas.
· FISIOTERAPIA EM OSTEOPATIA
Classifica-se como um sistema autônomo de cuidados em atenção primária de saúde, com diagnósticos diferenciais e tratamentos de disfunções mecânicas, sistêmicas e estruturais do corpo humano. O enfoque da ação profissional é no paciente e não na patologia como um todo, utilizando avaliações de queixas, sinais e sintomas apresentados, que visa promover tratamento de reestabelecimento e melhoras das funções vitais e da mobilidade funcional das estruturas corporais, bem como eliminar dores e sintomas indesejados.
· FISIOTERAPIA EM QUIROPRAXIA
É a área da profissão da fisioterapia dedicada a diagnosticar e tratar disfunções provenientes do complexo vertebral e articular que podem alterar a função dos sistemas do corpo humano. O fisioterapeuta com essa especialidade atua com enfoque nas avaliações, na formulação do diagnóstico cinético-funcional, na intervenção e prevenção das patologias neuromusculoesqueléticas. Possui treinamento e conhecimento para determinar os recursos e tratamentos mais adequados para cada paciente especificamente com as condições apresentadas sendo que os mais utilizados são terapias manuais, tratamento miofascial e eletrotermoterapias.
· FISIOTERAPIA EM SAÚDE DA MULHER
Essa especialidade tem como foco a saúde da mulher, prevenindo doenças e promovendo qualidade de vida, recuperando os aspectos fisiológicos ligados aos sistemas reprodutor, mamário e urológico. Há nessa área o objetivo de tratar alterações cinético-funcionais advindas do ciclo menstrual, de disfunções uroginecológicas e problemáticas coloproctológicas. O profissional da fisioterapia é capacitado a reconhecer, avaliar, diagnosticar e intervir com recursos terapêuticos (cinesioterapia, eletroterapia, biofeedback e orientações domiciliares), buscando restaurar as capacidades funcionais e sistêmicas da paciente, melhorando sua qualidade de vida.
· FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA
Essa especialidade da fisioterapia é voltada para as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), e atua com pacientes de todas as faixas etárias: neonatal, pediatria e adultos. As UTIs são ambientes críticos, e há uma equipe multiprofissional capacitada que auxilia os pacientes que estão nessa realidade, e além disso, o fisioterapeuta é integrante ativo dessa equipe, atuando nos cuidados intensivos, aprimorando as capacidades físicas e funcionais do corpo humano, principalmente de condução de ventilação mecânica e protocolos de suporte ventilatório, com objetivos de manter e melhorar a integridade do paciente para sua alta da UTI.
REFERÊNCIAS
- Brasil, Ministério da Saúde, Conselho Nacional da Saúde. Resolução MS/CNS n.º 218, de 06 de março de 1997. Disponível em http://www.conselho.saude.gov.br/resolucoes/1997/Reso218. doc.
- Tolves, Tainara et al. Bibliometria da fisioterapia no Brasil: uma análise baseada nas especialidades da profissão. Fisioterapia e Pesquisa [online]. 2016, v. 23, n. 4 [Acessado 11 setembro 2022], pp. 402-409. Disponível em:
<https://doi.org/10.1590/1809-2950/16254423042016>. Epub Oct-Dec 2016. ISSN 2316-9117. https://doi.org/10.1590/1809-2950/16254423042016.
- Baú LM et al. O reconhecimento da especialidade em Fisioterapia do Trabalho pelo COFFITO e Ministério do Trabalho/CBO: uma conquista para a Fisioterapia e a saúde do trabalhador. Rev. Brasil. Fisiot. 2009.
Blog desenvolvido por Felipe Marin Theodoro, discente em fisioterapia.