A fisioterapia para atletas desempenha um papel fundamental na prevenção e tratamento de lesões, especialmente entre atletas de alto nível. Está se tornando cada vez mais importante e valorizado, e combina diferentes atividades e tratamentos para restaurar o desempenho padrão desses pacientes. Mais do que reabilitação, a ideia é garantir a recuperação para um estado completo e alto desempenho. Cada exercício requer planejamento e tratamento específico por um fisioterapeuta.
A fisioterapia esportiva é uma área da fisioterapia voltada para atletas e praticantes de esportes. Sua função é prevenir e proteger o corpo e tratar fraturas ou lesões. A grande missão do fisioterapeuta que cuida de atletas é ajudá-los a atingir seu melhor desempenho sem se machucar. Esses profissionais atuam em escritórios e ambientes esportivos, e também são treinados para prestar primeiros socorros antes e depois de lesões. Independentemente do esporte, o mercado esportivo está cada vez mais exigente. Obter destaque requer muita preparação, trabalho e prática. Essa realidade explica o fato de a fisioterapia para atletas ser tão popular hoje. O monitoramento da fisioterapia pode melhorar o desempenho dos atletas, promover mais treinamento, ajudar no preparo do corpo e evitar a necessidade de afastamento.
No esporte de rendimento, seja ele amador ou profissional, o atleta está sempre treinando e melhorando suas marcas. A competitividade está aumentando, fazendo com que as exigências físicas fiquem cada vez maiores, sempre tentando ultrapassar seus limites físicos, a procura da excelência esportiva, favorecendo assim o aparecimento de lesões, que podem impossibilitar a prática esportiva por longos períodos (VAN BEIJSTERVELDT et al., 2013); (KRIST et al., 2013).
Nesse contexto, um dos recursos utilizados para a prevenção de lesões é o treino proprioceptivo que se torna elemento importante para prevenir lesões correlacionadas com a área esportiva, sendo importante na consciência do movimento e posicionamento articular, desempenhando uma melhor educação proprioceptiva, que é importante para o aprimoramento neuromuscular, tornando os esquemas corporais mais eficientes para o desempenho esportivo (RESENDE et al., 2014)
Portanto, se torna indispensável no âmbito esportivo, seja ele amador ou profissional, a atuação de um fisioterapeuta na vida de um atleta, não apenas para melhorar o desempenho esportivo, principalmente com uma ferramenta para a longevidade da vida esportiva desse atleta.
Referências:
1. Fisioterapia para atletas: importância, benefícios e técnicas. Disponível em: https://www.hong.com.br/fisioterapia-para-atletas-importancia-beneficios-e-tecnicas/. Acesso em: 21 dez 2021.
2. Lima, Bruno Iosephe Roberto Dos Santos. EFEITOS DA FISIOTERAPIA PREVENTIVA EM ATLETAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. João Pessoa, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12530. Acesso em: 21 dez 2021.
PAPEL DO FISIOTERAPEUTA NA VIDA DO ATLETA
Artigo anteriorATUAÇÃ DA FISIOTERAPIA NA SAÚDE DA FAMÍLIAPróximo artigo A FISIOTERAPIA E OS 21 CROMOSSOMOS DO AMOR