O avanço dos séculos veio acompanhado de um aumento nas horas trabalhadas tanto em indústrias como em pequenos comércios. Atrelado a esse fato teve-se o crescimento da preocupação com a saúde do trabalhador. Isso porque o grande volume da carga horária de trabalho trouxe inúmeros sintomas gerados por movimentos repetitivos, logo houve uma taxa alta de indivíduos com dor no ambiente de trabalho.
Assim, ocorreu aumento significativo nas doenças osteomusculares ao longo dos anos. De acordo com Barbosa, et al (1997), LER/DORT atingem trabalhadores de diversas áreas. Sendo que os digitadores são um dos grupos mais comumente afetados. A ginástica laboral surgiu com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do trabalhador, prevenindo e reduzindo os riscos do desenvolvimento desse tipo de lesão. Por esse motivo, atualmente a busca por ginástica laboral cresceu amplamente.
De acordo com o CONFENF, Bem como a mudança no estilo de vida, visando a introdução da atividade física na vida do trabalhador. Esses benefícios ainda geram aumento da produtividade, já que tais condições são favoráveis para isso.
Os benefícios de se implantar a ginástica laboral nas empresas são de prevenção de LER e DORT, melhora nas dores corporais acompanhado da diminuição das faltas por conta dessas dores. Bem como a mudança no estilo de vida, visando a introdução da atividade física na vida do trabalhador. Esses benefícios ainda geram aumento da produtividade, já que tais condições são favoráveis para isso.
Portanto, é importante a introdução da ginástica laboral nas empresas, mas vale ressaltar que atrelado a ela tem-se que ter uma boa ergonomia, benefícios sociais e boas condições de trabalho, visando sempre melhorar a saúde do trabalhador.
A Ligamento como Empresa Júnior de Fisioterapia vem atuando na prevenção e educação em saúde por meio de consultorias online e workshops.
Se interessou pelo assunto e quer entender como nós podemos ajudar você e sua empresa?
Agende uma videoconferência totalmente gratuita e saiba mais.
Blog desenvolvido pela discente de fisioterapia Bruna Bastos de Oliveira.
Referências:
CARDOSO, Beatriz Bezerra dos Santos. O uso da ginástica laboral na promoção à saúde do agente comunitário de saúde. APS em Revista Vol. 3, n. 2, p.110-116| Maio/Agosto–2021. Disponível em: https://www.apsemrevista.org/aps/article/view/140/98. Acesso em: 09 nov 2021.
CONFENF, Conselho Federal de Educação Física. Ginástica Laboral. Disponível em: https://www.confef.org.br/confef/comunicacao/revistaedf/3529. Acesso em: 09 nov 2021.
OLIVEIRA, João Ricardo Gabriel de. A importância da ginástica laboral na prevenção de doenças ocupacionais. Revista de Educação Física – N°139 – Dezembro de 2007. Disponível em: https://revistadeeducacaofisica.emnuvens.com.br/revista/article/view/504/553. Acesso em: 09 nov 2021.