Você conhece a metodologia 5S e sabe qual a relação com a saúde?
Surgimento da metodologia
Assim que os tradicionais artesões europeus perderam o domínio do mercado para as grandes produções em série das fábricas nascidas na Revolução Industrial, uma nova categoria de gestão surgiu no repertório de ferramentas administrativas, a gestão da qualidade. Este conjunto de práticas é tão importante no mundo comercial atualmente, que é impossível uma empresa concorrer no mercado internacional sem possuir uma base sólida nesta gestão. Outro marco histórico para a qualidade foi a contribuição japonesa, quando após a derrota na Segunda Guerra Mundial o país investiu uma alta parcela de seu capital nas indústrias, e, na intenção de preparar o ambiente de trabalho e o trabalhador, para operarem na velocidade produtiva exigida, surge o conceito do 5S. Esta metodologia foi base para o físico e psíquico dos colaboradores e, embora seja um conceito simples e objetivo, sua implementação foi uma das estratégias responsáveis por transformar o Japão em uma grande potência econômica.
O que é a metodologia 5S?
A simplicidade desta ferramenta se faz presente até em seu conceito, trata-se de cinco palavras, daí o nome 5S, e, de acordo com o criador, Kaoru Ishikawa, sua função é combater o desperdício, melhorar a qualidade de vida, reduzir custos e aumentar a produtividade. As cinco palavras recebem a denominação de “sensos”, são eles:
- SEIRI (utilização e descarte)
- SEITON (organização)
- SEISO (limpeza)
- SEIKETSU (saúde)
- SHITSUKE (autodisciplina)
Como implementá-la?
Uma característica interessante da metodologia é a sua flexibilidade, já que é possível implementá-la em praticamente qualquer lugar ou ocasião. Trazendo este tema para o cenário atual, as atividades rotineiras são realizadas em sua maioria através do home office, logo podemos perfeitamente enquadrar os “sensos” tanto em nossa rotina quanto em nossos aparelhos eletrônicos. E, quando planejamos usá-la, vale utilizar qualquer meio para alcançar o objetivo do senso relacionado, é o caso do papel fundamental da fisioterapia no 4°S ou senso de saúde.
Fisioterapia preventiva
Você ainda pensa na Fisioterapia como apenas um meio de recuperar lesões através da reabilitação? Pois saiba que essa visão é considerada ultrapassada. A Fisioterapia também é sobre tratamentos e recuperação mas, é a Fisioterapia Preventiva que vem tomando a cena ultimamente. E o que é Fisioterapia Preventiva? É uma abordagem mais voltada para a promoção de saúde através da prevenção e não remediação, sendo adequada para diversos perfis populacionais. Dentre eles, podem se beneficiar dessa abordagem fisioterapêutica diversos grupos, como: idosos, gestantes, desportistas, trabalhadores e outros.
A relação da fisioterapia preventiva e a metodologia
O 4º S ou senso de saúde está intimamente relacionado à essa promoção de saúde realizada, também, pela Fisioterapia. Intervenções para garantir que os colaboradores estejam e se sintam mais saudáveis; workshops e palestras educativas à respeito de assuntos relacionados à saúde, por exemplo, relação entre stress e infarto, tabagismo, benefícios da atividade física, entre outros adaptáveis a realidade de cada grupo trabalhado; inspeção de ambiente de trabalho para evitar futuros problemas relacionados à dores posturais ou atividades repetitivas; prevenção e controle do stress através da realização de atividades físicas, que podem ser desde relaxamentos até ginásticas.
Benefícios das intervenções
Em relação aos trabalhadores, o primordial é aumento da qualidade de vida, satisfação e saúde no geral, além da diminuição do stress causado pelo trabalho, mas isso reflete diretamente nos resultados de cada indivíduo. Taxas de produtividade aumentam enquanto taxas de afastamento por doenças e insatisfação ou stress diminuem consideravelmente. Já em relação aos demais grupos citados, como por exemplo, gestantes e idosos, os benefícios estão relacionados à manutenção, aumento e propagação de informações corretas a respeito da saúde de cada indivíduo.
É aí que entra o papel da Ligamento! Como Empresa Júnior, temos interesse de atuar em todas as áreas da fisioterapia, proporcionando atendimento acessível e de qualidade para todos através de nossos projetos, realizados com o respaldo dos nossos professores e conhecimentos adquiridos na faculdade.
Agora que entende sobre a importância da metodologia e do papel do fisioterapeuta nessa área, entre em contato para se informar sobre como podemos te ajudar!
Promoção de saúde e implementação de metodologias são fundamentais!
Agende uma videoconferência gratuita por meio dos nossos sites!
Acesse também: https://produzaconsultoria.com.br/
Blog desenvolvido em parceria com a empresa Júnior Produza, por Pedro Fratini Buosi, assessor de Projetos e pela Consultora de Gestão de Pessoas da Ligamento, Amanda Moisés.